Páginas

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

pedaço de sol na lua de natal

Mais tarde, era a Lelê ainda quem estava toda acordada penteando o cabelo da boneca que a irmã ganhou, toda cuidadosa enquanto nos ouvia falando a torto e a direito. Flagrei o olhar hipnotizado: 
"Você gosta de fogo, Lelê?" 
- enquanto se movimentava muito a chama da vela imensa que já assistiu a tantos Natais.  

"Não." 

"Mas você não acha bonito? Olha só? Ele brilha! Mas não dá pra pegar? Ele é quente... tem que tomar cuidado, mas o fogo é tão legal".

"É um pedaço de sol"
E os olhinhos e as mãos repetiam o gesto 

"Sobe Sol, Desce Sol, Sobe Sol, Desce Sol" 

 - e eu besta de ver e ouvir um Manoel de Barros ali em ato - a verdadeira poesia está na vida de fato.


"Sobe Lua, Desce Lua"
 
Sabia que existe uma Lua dentro de você? - é?
É. Ela tá atrás do seu umbigo.
Dentro de toda menininha tem uma Lua. No Tio Lulu não tem Lua porque ele é menino. Mas na sua mãe, em mim, na Tia Mari, na Renatinha, na Juju...
Só que a sua Lua ainda é filhotinha. Quando você crescer você vai ver que a sua Lua se mexe lá dentro... É. A da mamãe, a da Tia Lulu já é grande se mexe. A da Tia Bel é grandona e já não mexe mais.
Mas toda menina tem uma lua no umbigo.



 



Toda menina
lua
tem.








oração de natal
[

Quero saber do meu pedaço de Sol, percebê-lo como percebo minha lua. e fazer com que ele me aqueça na escuridão e me guie nas aventuras do seguir sonhos e equilibrar o otimismo da vontade.



]